MENTE E MÚSCULO
COMO FUNCIONA A CONSTRUÇÃO MUSCULAR EM 4 SIMPLES PASSOS
Escrito por Danilo Oliveira
em 07 de Novembro de 2017
Entender como funciona o processo de construção muscular traz uma enorme clareza sobre como o nosso corpo reage e realiza suas funções, assim ampliando nossa consciência corporal quanto as nossas decisões durante a jornada do ganho de massa muscular.
1. Treino
Tudo começa com o treinamento focado no ganho de massa muscular. Onde o estímulo dos exercícios ocasiona micro lesões no tecido muscular. De uma forma mais simples de entendimento, na academia a gente se “machuca”.
É isso mesmo...
O tecido muscular fica verdadeiramente machucado com essas micro lesões. É por isso que muitas vezes sentimos dores no dia seguinte nos músculos que trabalhamos no treino.
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
2. Alimentação
Para que se ocorra à construção muscular é preciso nutrir o corpo com alimentos que vão proporcionar essa construção de músculos, tais são: proteínas, carboidratos e gorduras boas.
Quando inserimos nosso corpo em um ambiente de treinos focado na construção de massa muscular ele vai necessitar de maior aporte de nutrientes para que a construção muscular possa acontecer.
Por isso que a quantidade e também os tipos de alimentos consumidos por quem busca a construção muscular são diferenciados.
3. Adaptação
Com você fornecendo para o seu corpo um treino que estimule a construção muscular, causando micro lesões e se alimentando com proteínas, carboidratos e gorduras boas, ou seja.
Preenchendo os itens 1 e 2.
A partir daqui seu corpo entra em um processo de adaptação. Como você está colocando seu corpo em um ambiente de treinos constantes, ele vai se adaptar a este estímulo. Lembra-se das micro lesões que ocorrem no treino?
No processo adaptativo do corpo ele vai realizar a recuperação muscular dessas micro lesões, só que dessa vez construindo massa muscular a mais do que havia antes, para que quando o corpo passar de novo por aquele esforço ele não se “machuque”. É por causa deste processo de recuperação muscular que nosso corpo fica com o aspecto musculoso / bem trabalhado.
Como o corpo está se adaptando ele vai ficar mais forte e resistente, e logo os treinos e intensidade que você usava antes não vão mais ocasionar micro lesões nos músculos.
É por isso que aumentamos peso e mudamos a técnica de execução dos exercícios. Para que estas micro lesões possam continuar acontecendo e nosso corpo se adaptando novamente.
4. Descanso
Você cresce dormindo! :)
É isso mesmo, o momento em que o corpo realiza a construção muscular é no momento em que estamos dormindo. É nesta hora que o corpo utiliza-se de todos nutrientes que ingerimos durante o dia, e juntamente com a liberação dos hormônios durante o sono, que o corpo realiza a recuperação do tecido muscular micro lesionado.
Desta forma realizando o processo adaptativo em que o corpo vai construir mais massa muscular que antes.
O processo de recuperação e construção de tecido muscular leva em média de 48 a 72 horas para se recuperar totalmente. Podendo variar de pessoa para pessoa.
Você deseja ganhar massa muscular de forma contínua 2 vezes mais rápido e estar um passo à frente na construção muscular efetiva e potencializar seus resultados, mesmo que você não seja um expert no assunto? Conheça o livro sobre como ganhar massa muscular da Bodybuilding Digital Life. Clique aqui embaixo e saiba mais!
FIQUE ATUALIZADO!
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Sobre o autor
Danilo Oliveira possui mais de 6 anos de experiência entre prática, estudos e pesquisas no ramo fitness e quer ajudar você a Subir de Nível também. Saiba mais aqui